AEPM

A AEPM - Associação Equiterapêutica do Porto e Matosinhos, fundou-se em março de 2010. Este projeto cresce fundamentado na ideia de tornar a terapia assistida por cavalos acessível a todos os indivíduos com deficiência ou incapacidade.

A AEPM entra para a Comissão Social da Freguesia de Leça da Palmeira em 2011 e desde logo participa ativamente nas atividades propostas pela Rede Social, assim como, coloca ao dispor o seu serviço a toda a comunidade, iniciando o acompanhamento dos alunos das diversas unidades de ensino especial e o projeto das vivências séniores.

No final do ano de 2015 nasce uma nova parceria. O lançamento do curso de Tratador/a de Equinos para jovens com deficiência ou incapacidade em colaboração com o CIAD – Centro Integrado de Apoio à Deficiência da Santa Casa da Misericórdia do Porto, é uma resposta inovadora e promissora para estes jovens e tem uma procura que excede as nossas expectativas.

O que parecia uma ilusão, no final de 2016 torna-se uma realidade e a AEPM recebe a notícia tão ansiada, tem estatuto de IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social.

Privilegiando sempre a adaptação das instalações, o material pedagógico disponível e uma equipa técnica multidisciplinar com formação e experiência nesta área, verificou-se um crescimento gradual de ano para ano, dando resposta no final de 2016 a cerca de 250 indivíduos com deficiência ou incapacidade.